
A Assinatura Eletrônica Avançada GOV.BR registrou um crescimento significativo de 92% em 2025, sendo utilizada mais de 75 milhões de vezes entre janeiro e maio deste ano. Os dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) mostram que no mesmo período do ano passado foram realizadas 39 milhões de assinaturas, evidenciando a crescente adoção da solução digital pelos brasileiros. O secretário de Governo Digital destacou que a ferramenta é um dos serviços mais utilizados devido à sua simplicidade e rapidez, facilitando o cotidiano dos mais de 167 milhões de usuários da plataforma GOV.BR.
Segundo a legislação brasileira, a Assinatura GOV.BR é classificada como avançada, oferecendo garantias de segurança no processo de assinatura e sendo associada ao signatário de maneira individual. A solução possui elevado nível de confiança e segurança, com a capacidade de detectar quaisquer modificações posteriores à assinatura no documento digital. Esta funcionalidade permite que os cidadãos assinem documentos com validade jurídica em qualquer lugar através do celular, evitando deslocamentos desnecessários e proporcionando mais tempo para atividades pessoais e familiares.
A plataforma GOV.BR atualmente disponibiliza acesso a mais de 4.500 serviços digitais, consolidando-se como a principal porta de entrada para serviços públicos no país. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. A plataforma também oferece funcionalidade de pesquisa por serviços de acordo com diferentes perfis de usuários, incluindo estudantes, agricultores, turistas, empreendedores e trabalhadores, demonstrando a versatilidade e abrangência da solução governamental.
Acerca dos riscos, o podcast Segurança Legal abordou algumas questões importantes no seu episódio 392.
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso de IA, com revisão humana.
Com informações de Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos