31 de Outubro, 2024

Banco Central abre consulta pública para regulamentação do Banking as a Service (BaaS)

bacen

Em 29 de outubro de 2024, o Banco Central do Brasil (BCB) autorizou a abertura de uma consulta pública sobre a proposta de regulamentação dos modelos de parceria conhecidos como Banking as a Service (BaaS). O objetivo da medida é estruturar normas para a prestação de serviços financeiros e de pagamento por meio de parcerias entre instituições financeiras e outras empresas, principalmente comerciais, visando a maior proteção aos clientes e a estabilidade do sistema financeiro nacional.

A nova regulação visa reduzir riscos para os clientes desses serviços, garantindo transparência e segurança por meio de uma atuação regulada. Além disso, espera-se que a medida contribua para a eficiência do sistema financeiro ao definir responsabilidades entre prestadores e tomadores de serviços, bem como a compatibilidade dos modelos de negócio com o arcabouço normativo vigente. Atualmente, essas parcerias funcionam por meio de contratos privados entre instituições autorizadas pelo BCB e empresas contratantes.

A proposta define os principais aspectos e condições para o funcionamento do BaaS, incluindo os papéis dos prestadores e tomadores de serviço, as responsabilidades de cada parte, o escopo dos serviços oferecidos e os requisitos contratuais necessários. Entre as mudanças previstas, estão exigências de maior segurança, como a individualização das contas dos clientes e a clareza sobre o responsável efetivo pelo serviço prestado.

O Edital de Consulta Pública nº 108/2024, lançado em 31 de outubro de 2024, solicita sugestões para aprimoramento de diversos pontos da proposta, com destaque para serviços específicos: credenciamento de aceitação de pagamentos, iniciação de transação de pagamento (ITP), operações de câmbio para pagamento e transferência internacional (eFX), e oferta e contratação de crédito.

O BCB também solicita a opinião pública sobre o tempo necessário para que os contratos atuais se ajustem à nova regulamentação, considerando a diversidade dos modelos de negócios. A proposta do ato normativo está acessível no portal Participa + Brasil e no site do Banco Central, e as contribuições poderão ser enviadas até 31 de janeiro de 2025.

Com informações BACEN

Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4o, com revisão humana.

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Incidente de segurança na XP

A XP informou ter tomado conhecimento, em 22 de março de 2025, de um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada por um de seus fornecedores externos. A empresa declarou que bloqueou imediatamente o acesso assim que o incidente foi detectado e assegurou que nenhum sistema interno da XP foi comprometido. Segundo o […]

Ler Mais
Fiscalização da ANPD garante nomeação de encarregados em 20 grandes empresas

Vinte empresas ajustaram suas operações para cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) após uma ação de fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), iniciada em novembro do ano passado. O processo foi concluído em 24 de Abril, com todas as companhias fiscalizadas atendendo às determinações da Autoridade. A fiscalização […]

Ler Mais
Discord enfrenta ação judicial por negligência na proteção de crianças

O Procurador-Geral de Nova Jersey moveu uma ação judicial contra a plataforma de mensagens Discord, acusando a empresa de práticas comerciais enganosas e irresponsáveis que expõem crianças a conteúdos violentos e sexuais, além de predadores online. A investigação revelou que Discord teria enganado os pais quanto à eficácia de seus controles de segurança, oferecendo garantias […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram