1 de Fevereiro, 2024

Bancos devem promover educação financeira para clientes

image 2

O Banco Central do Brasil emitiu a Resolução Conjunta nº 8, que estabelece medidas de educação financeira a serem adotadas por instituições financeiras, instituições de pagamento e outras instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

A Resolução visa promover a educação financeira entre os clientes e usuários das instituições financeiras, incluindo pessoas naturais e empresários individuais. Para alcançar esse objetivo, as instituições devem adotar medidas que incluam a organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar, a formação de poupança e resiliência financeira, bem como a prevenção ao inadimplemento de operações e ao superendividamento.

As instituições são orientadas a basear suas políticas de educação financeira nos princípios de ética, responsabilidade, transparência e diligência. Além disso, a Resolução enfatiza três princípios norteadores:

Valor para o cliente: As instituições devem oferecer ações de educação financeira que sejam úteis e relevantes para a vida financeira de seus clientes e usuários.

Amplo alcance: Garantir que todas as medidas de educação financeira estejam acessíveis a todos os clientes e usuários das instituições.

Adequação e personalização: Fornecer conteúdo e ferramentas de educação financeira de acordo com a linguagem, canal e momento mais adequados, levando em consideração o perfil do público-alvo.

As instituições financeiras devem criar mecanismos de acompanhamento e controle para assegurar a implementação eficaz de suas políticas de educação financeira, incluindo o monitoramento do cumprimento e a identificação e correção de eventuais ineficiências.

A Resolução também exige que as instituições designem um diretor responsável pelo cumprimento das obrigações estabelecidas na Resolução Conjunta.

A Resolução Conjunta entra em vigor a partir de 1º de julho de 2024, permitindo às instituições financeiras tempo para se adaptarem e implementarem as medidas necessárias para promover a educação financeira entre seus clientes e usuários.

Link para acessar a Resolução Conjunta n. 8/2023.

Posts recentes

Discord enfrenta ação judicial por negligência na proteção de crianças

O Procurador-Geral de Nova Jersey moveu uma ação judicial contra a plataforma de mensagens Discord, acusando a empresa de práticas comerciais enganosas e irresponsáveis que expõem crianças a conteúdos violentos e sexuais, além de predadores online. A investigação revelou que Discord teria enganado os pais quanto à eficácia de seus controles de segurança, oferecendo garantias […]

Ler Mais
Apple e Meta são multadas pela UE por violação ao DMA

A Comissão Europeia anunciou multas inéditas às gigantes Apple e Meta por descumprimento de regras do Digital Markets Act (DMA), legislação criada para coibir práticas anticompetitivas nos mercados digitais da União Europeia. A Apple foi penalizada em €500 milhões (aproximadamente US$ 570 milhões) devido a restrições impostas a desenvolvedores na App Store, conhecidas como “anti-steering”, […]

Ler Mais
BCB define ativos financeiros vinculáveis a boletos dinâmicos para aumentar segurança

O Banco Central do Brasil (BCB) publicou a Instrução Normativa nº 611/2025, que estabelece os tipos de ativos financeiros passíveis de vinculação a boletos de cobrança dinâmicos, modalidade criada para modernizar e dar mais segurança a transações envolvendo créditos negociáveis. A medida integra esforços regulatórios para aprimorar a eficiência e a rastreabilidade de operações financeiras, […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram