21 de Março, 2024

Lacunas na LGPD são discutidas em jornada sobre o SUS

image 28

Na 1ª Jornada de proteção de dados no Sistema Único de Saúde (SUS), realizada em Brasília, destacou-se a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para o Brasil, ao mesmo tempo em que foram apontadas lacunas significativas, sobretudo na aplicação da lei no setor da saúde. O evento, promovido pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, contou com a presença de pesquisadores, representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além de outras entidades.

Debora Mellechi, representante do CNS e coordenadora da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, ressaltou o avanço representado pela LGPD, mas chamou atenção para os desafios pendentes, como a ausência de uma definição clara sobre o que constitui dado pessoal sensível de saúde na legislação. Essa lacuna, segundo ela, dificulta a efetiva proteção de dados no campo da saúde.

Mellechi também destacou os obstáculos relacionados à expansão dos serviços de telessaúde, incluindo questões de conectividade, capacitação profissional, sistemas de informação e a integração de dados. Além disso, enfatizou a necessidade de que os dados de saúde não se limitem ao acesso de gestores e técnicos federais, defendendo a importância da participação social no uso e acesso a essas informações.

Durante a jornada, foram discutidas propostas da 17ª Conferência Nacional de Saúde que abordam a Saúde Digital e a proteção de dados, refletindo a busca por soluções coletivas e integradas aos desafios apresentados.

Em 2021, o CNS e a Fiocruz organizaram o Seminário “LGPD na Saúde: o CNS como articulador dos interesses da sociedade brasileira em Defesa da Vida”, cujo resultado foi a publicação “Lei Geral de Proteção de Dados e o Controle Social da Saúde”. O livro oferece uma visão sobre a aplicação da LGPD em diversos contextos, como o controle de epidemias, o cuidado com pessoas com deficiência, a saúde de mulheres, idosos, indígenas e LGBTI+, além da assistência farmacêutica e a ética em pesquisa.

Com informações CNS

Quer ficar por dentro das ultimas notícias na área?

Assine nossa newsletter semanal e acompanhe as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados.

Posts recentes

Incidente de segurança na XP

A XP informou ter tomado conhecimento, em 22 de março de 2025, de um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada por um de seus fornecedores externos. A empresa declarou que bloqueou imediatamente o acesso assim que o incidente foi detectado e assegurou que nenhum sistema interno da XP foi comprometido. Segundo o […]

Ler Mais
Fiscalização da ANPD garante nomeação de encarregados em 20 grandes empresas

Vinte empresas ajustaram suas operações para cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) após uma ação de fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), iniciada em novembro do ano passado. O processo foi concluído em 24 de Abril, com todas as companhias fiscalizadas atendendo às determinações da Autoridade. A fiscalização […]

Ler Mais
Discord enfrenta ação judicial por negligência na proteção de crianças

O Procurador-Geral de Nova Jersey moveu uma ação judicial contra a plataforma de mensagens Discord, acusando a empresa de práticas comerciais enganosas e irresponsáveis que expõem crianças a conteúdos violentos e sexuais, além de predadores online. A investigação revelou que Discord teria enganado os pais quanto à eficácia de seus controles de segurança, oferecendo garantias […]

Ler Mais
Av. Senador Alberto Pasqualini, n. 180, sala 2 - Três de Maio/RS
contato@brownpipe.com.br
Comercial: (55) 999164209 - WhatsApp e Signal 

CONECTE-SE CONOSCO
Fique atualizado com as notícias mais relevantes em segurança da informação e proteção de dados. Inscreva-se na nossa newsletter semanal! 
Políticas BrownPipe *
Termos de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram