
Os avanços em tecnologias quânticas estão transformando a computação e as comunicações, criando novas oportunidades e desafios para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Enquanto a segurança da informação atual pode ser insuficiente, o entrelaçamento quântico promete comunicações mais rápidas e resilientes.
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) já está trabalhando em redes de distribuição de chaves quânticas (QKDN) e em padrões de segurança da informação com base em tecnologia quântica. O Brasil, representado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nas Comissões Brasileiras de Comunicações (CBCs), está focado em acompanhar e influenciar essas discussões internacionais.
Eventos importantes estão agendados para discutir e promover a inserção internacional do Brasil em tecnologias quânticas relacionadas a telecomunicações e TICs:
- Reunião híbrida: Tecnologias Quânticas Relacionadas a Telecomunicações e TICs - Mapeamento dos Atores e Iniciativas Brasileiras. Data: 22 de julho de 2024, das 16h às 17h30, na Anatel Sede, Brasília, DF.
- Reunião híbrida: Tecnologias Quânticas Relacionadas a Telecomunicações e TICs - Inserção Internacional do Brasil. Data: 26 de julho de 2024, das 15h às 16h, na Anatel Sede, Brasília, DF.
- Mesa redonda: Tecnologias Quânticas Relacionadas a Telecomunicações e TICs nas Américas - Evento Paralelo Presencial. Data: 19 de agosto de 2024, das 9h30 às 11h, durante a 45ª Reunião do Comitê Permanente I da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) da OEA, em João Pessoa, PB.
Esses eventos são abertos à participação de órgãos governamentais, sociedade civil, academia e setor privado, com o objetivo de promover uma discussão abrangente e coordenada sobre os avanços e as implicações das tecnologias quânticas.
Com informações ANATEL
Este post foi resumido a partir de sua versão original com o uso do ChatGPT versão 4, com revisão humana.